Que ano!!! 2018 promete…

 

Que jornada… que saga! Comecei a acompanhar o Bitcoin de perto em 2013 e sempre acreditei que chegaríamos ao mainstream (adoção em massa) em algum momento. Esse ano de 2017 foi sem dúvida o ano em que o Bitcoin e as criptomoedas subiram no palco principal rumo ao estrelato.

A crescente adoção das moedas assim como o avanço continuo no campo da tecnologia Blockchain deixaram até os mais céticos animados com o potencial disruptivo das criptos. Grandes empresas, bancos e até governos mundo afora entraram de cabeça esse ano! Sem falar do sucesso dos ICO’s que serão um capítulo a parte na história financeira mundial.

Porém nem tudo foram flores em 2017. Começamos o ano com o aperto do governo da China seguido de proibição das exchanges. Tivemos temores com forks, que depois se comprovaram inofensivos e até grandes oportunidades.

Até no Brasil recentemente tivemos a ingrata surpresa de uma proposta de proibição do Bitcoin sem pé nem cabeça. Algo que realmente me frustrou pessoalmente tendo sido o primeiro diretor de exchange a ser chamado para participar da comissão especial em Brasília. Mas estou otimista que isso não acontecerá de fato.

Chegamos ao fim do ano com uma grande volatilidade nos preços das criptomoedas. Uma consequência da alta muito forte que vimos nos últimos meses. Mas se pegarmos uma média ao invés da cotação diária tivemos uma notável criação de riqueza ao longo desse ano. O mercado continuará volátil mas a mudança de patamar já aconteceu e hoje Bitcoin já é visto como uma nova classe global de ativos. Isso é muito positivo independente do preço da moeda. Novos players trarão mais liquidez e confiança para esse novo mercado.

Agora falando um pouco sobre a FlowBTC, a exchange que mais cresce no Brasil, fico muito feliz em destacar algumas conquistas esse ano:

E não é só isso! Estamos preparando várias novidades para 2018… mas vamos deixar o suspense no ar por enquanto e parar por aqui pois é tempo de comemorar com a família e amigos.

Em nome da equipe FlowBTC, desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo e agradeço muito pela preferência na hora de guardar ou negociar suas valiosas criptomoedas!

Um forte abraço,

Marcelo Miranda
CEO