Previsões para Criptomoedas e Blockchain em 2020

2019 foi um grande ano para o Bitcoin e Blockchain

O ano passado foi um ano de grande valorização do Bitcoin, que saiu de uma base baixa de US$ 4 mil para US$ 7.200, um ganho de 80% em 2019. Outras criptomoedas também tiveram ganhos expressivos mas não tanto quanto o Bitcoin.

Um dos principais destaques foi o tão aguardado lançamento da Bakkt. A nova bolsa de futuros de Bitcoin que tem por trás os mesmos donos da Bolsa acionária de Nova York, a NYSE.

O Bitcoin também foi destaque no quesito inovação, principalmente com a Lightning Network (rede relâmpago) saindo do papel e virando um realidade com grandes exchanges, como a Bitfinex, já implementando o novo protocolo de segunda camada (Layer 2).

No lado do Blockchain privado também vimos alguns desenvolvimentos promissores como o lançamento da rede Marco Polo que utiliza tecnologia DLT (distributed ledger technology) de Blockchain permissionado Corda da R3 para tornar o financiamento do comércio exterior (Trade Finance) mais eficiente.

E finalmente em 2019 tivemos a notícia da Libra, a criptomoeda que será lançada pelo Facebook junto com participantes do mercado de pagamentos, e-commerce e cripto.

Ótimos mas agora vamos parar de olhar no retrovisor e focar no que vem daqui pra frente.

AVISO: Antes de qualquer coisa vamos deixar claro que nada aqui nesse post ou vídeo é aconselhamento financeiro ou recomendação de investimentos.

Esses são os 10 maiores temas para Cripto e Blockchain em 2020 em nossa opinião.

Em décimo lugar:

Armageddon Financeiro

Estamos caminhando para o apocalipse financeiro?

Tem muito economista fazendo o papel de profeta do apocalipse. A tese é de que o atual sistema financeiro e bancário está quebrado. Os principais bancos centrais pelo mundo estão injetando mais e mais liquidez nas economias dos seus países. Isso gera diversas distorções como sintomas ou efeitos colaterais como os juros negativos mas nessa visão nós temos um doente terminal que é o mundo econômico-financeiro como nós conhecemos. Pra apimentar mais esse cenário temos o trade war (guerra comercial) entre Estados Unidos (leia-se Trump) e China além de um potencial bolha no valuation das startups puxada pelo SoftBank, WeWork etc.

Fizemos um vídeo recente que fala sobre o paper do Deutsche Bank sobre essa tese.

Deutsche Bank prevê o fim do dinheiro como nós conhecemos


Mesmo que essa seja a direção, achamos que essa situação ainda pode rolar por muito tempo e mesmo se o pior cenário acontecer, dificilmente a resposta vai ser Bitcoin ou alguma outra cripto. Na verdade, se pegarmos dados mais recentes, veremos que a correlação do Bitcoin com mercados tradicionais, como de ações, vem aumentando.

Mas como a situação dos grandes bancos e os bancos centrais não deve mudar pra melhor em 2020, o tema de Armageddon financeiro e o potencial das criptos como sistema alternativo ainda vai dar o que falar nesse ano.

NONA POSIÇÃO >>