Hard Fork Ethereum: Constantinople adiado! Saiba porquê

ethereum constantinople

O hard fork Constantinople estava previsto para acontecer nesta quarta-feira 16 de janeiro, porém, foi adiado e agora não tem uma data prevista.

O motivo dessa mudança é uma vulnerabilidade que foi descoberta em uma das atualizações planejadas.

Ontem, 15 de janeiro, a empresa de auditoria de contratos inteligentes ChainSecurity apontou em um post a crítica vulnerabilidade na EIP 1283 de Constantinople. O início do post declara:

“O próximo upgrade Constantinople para a rede ethereum introduz custos de gás mais baratos para certas operações SSTORE. Assim como um efeito colateral indesejado, isso permite ataques de reentrada ao usar o address.transfer (…) ou o address.send (…) em contratos inteligentes do Solidity…”

Essa vulnerabilidade permite que um invasor em potencial roube criptomoedas de um contrato inteligente na rede, solicitando fundos repetidamente, enquanto fornece dados falsos sobre o saldo ETH real.

O coordenador de fork da Ethereum e também gerente de lançamento da Parity Technologies, Afri Schoedon confirmou no Reddit que os principais desenvolvedores da Ethereum estão cientes desta vulnerabilidade. E explicou que nesta sexta-feira a falha seria discutida com o núcleo de desenvolvedores.

ethereum constantinople
Post no Reddit

Em outubro do ano passado, Constantinople foi testado no testnet Ropsten e alguns problemas foram encontrados na atualização, que tinha sido planejada para ser ativada entre outubro e novembro de 2018. Após esses problemas técnicos a data foi adiada para 16 de janeiro de 2019. Hoje com mais um problema técnico, Constantinople é novamente adiado.

Após essa mudança de planos de última hora, o ETH teve uma oscilação no preço.

ethereum constantinople
Gráfico do CoinMarketCap.com

Mesmo com esse imprevisto, a atualização pretende trazer benefícios a longo prazo para a rede Ethereum. Agora o que deve ser feito é aguardar até a próxima data de Constantinople ser revelada.

Para saber mais sobre as atualizações previstas em Constatinople leia nosso post: HARD FORK ETHEREUM, SAIBA TUDO SOBRE O CONSTANTINOPLE

 

Compre e venda Ethereum mais 5 Criptomoedas na melhor platafoma do Brasil! Abra agora uma conta na FlowBTC.

Para mais informações sobre Ethereum, acesse o e-book gratuito da FlowBTC sobre Ethereum

Quer ficar por dentro de notícias relevantes, análises de preço, promoções e muito mais? Acesse nosso Canal do Telegram t.me/corretoraflowbtc e ganhe até 100 reais de BÔNUS

Leia também: