Games e criptomoedas – uma mistura que promete

Por Amanda Leite e Rodrigo Souza

O mundo dos games tem muito em comum com o mundo das criptomoedas, os dois atraem o público jovem, apaixonados por tecnologia e heavy users de internet. Além disso muitos sites de games já aderiram as criptomoedas na sua forma de pagamento e utilizam de parceiros para fazer esse intermédio.

Há um site que faz inclusive a troca de games pelo processamento da sua máquina para minerar criptomoedas, ou seja, se você possuí uma máquina com a potência mínima requerida, ao instalar o aplicativo do site você permite ceder a capacidade do seu hardware para uso em sistemas de blockchain, assim que atingir a cota necessária para o jogo escolhido você recebe um código promocional para gastar na loja.

Também para facilitar o mundo dos gamers, desenvolvedores da indústria de eSports criaram a criptomoeda Skincoin que foi desenvolvida especialmente para o mundo dos games e pode ser usada para comprar e vender skins de alguns jogos populares como Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2, Team Fortress 2.

A FlowBTC inovou em Setembro sendo a primeira exchange no Brasil a patrocinar um campeonato de games online. A competição do jogo PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS realizada totalmente online pelo gamer Releem, teve cerca de 150 participantes e deu uma premiação de R$ 1000,00 em Bitcoin.

Aí vai a lista de alguns lugares que aceitam Bitcoin:

Twitch
O Twitch permite que seus usuários paguem pelos seus serviços usando Bitcoin. Primeiro, a Amazon, proprietária do serviço de streaming, fez parceria com a Xsolla, que oferecia além da moeda a oportunidade de pagar por seus serviços utilizando 600 métodos diferentes. Mas após o serviço parar de trabalhar com a moeda, o parceiro é agora a Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo.

Humble Bundle
Desde 2013, o serviço de venda de jogos aceita o Bitcoin. No FAQ (em inglês e você pode ler aqui), explicam que a moeda só é aceita quando o valor está em dólares, ficando indisponível para o usuário europeu, que paga em euro. Também foi atualizado no mesmo FAQ que apenas algumas vendas estão disponíveis com a moeda, que se une a PayPal e muitas outras formas de pagamento.

Steam
Já faz um ano que a Steam aceita Bitcoin como forma de pagamento. Ao comprar o jogo, a opção de pagar com a moeda é exibida e, quando escolhida, o usuário é levado ao site do Bitpay, parceiro da Steam neste tipo de recebimento, e que será o responsável por intermediar a compra.

Xbox Live
A Microsoft aceita as moedas virtuais e tem até um FAQ em português ensinando a inserir créditos em sua conta, porém ao tentar adicionar formas de pagamentos em contas brasileiras, temos apenas a opção de adicionar cartão de crédito. Porém, usuários de Xbox sabem que é possível trocar a região da conta os Estados Unidos, que amplia o leque de opções e consequentemente, a possibilidade de pagar por jogos com Bitcoin.

Playstation Store
A Sony ainda não aceita as moedas em caráter oficial, porém, como os seus cartões com créditos são comercializados livremente, sites como o eGifter, que vendem os cartões de forma online, aceitam Bitcoin como forma de pagamento.

Nintendo eShop

É a mesma situação do Playstation, mas com uma ajuda ainda maior, já que a Nintendo não está no Brasil de forma oficial, o que significa que os bitcoins podem ajudar muito a quem quer comprar jogos para o Switch no Brasil e sabem das dificuldades que existem, que exige, por exemplo, que se crie uma conta em outro país. O eGifter também serve como exemplo de loja virtual e o mesmo FAQ acima é útil nesta situação.

Lojas Online
Já existem, mesmo que ainda poucas, lojas online de pequenos empresários que aceitam Bitcoin como forma de pagamento. As lojas são as mesmas de sempre: vendem games, hardwares, mídias digitais e acessórios, porém aceitam as moedas como forma de pagamento. O importante aqui, antes de sair gastando o seu dinheiro sem pensar, é pesquisar bastante sobre a loja, conferir sua reputação em sites como o Reclame Aqui, sua situação junto aos órgãos competentes e até procurar pessoas que já compraram nela anteriormente. Infelizmente, os altos índices de problemas com vendas online, nos fazem ter que olhar com muito cuidado para qualquer compra deste gênero.

Já ficou claro que as criptomoedas podem e devem ser usadas para facilitar a vida dos gamers. Elas estão cada vez mais presentes no meio e além de promissoras as criptomoedas são uma novidade atrativa e inovadora, características que são cada vez mais procuradas pelos gamers. O casamento das criptomoedas com o mundo dos games parece ser uma aposta que não vai desapontar.