Criptos em baixa após decisão da SEC sobre ETF de Bitcoin dos Winklevoss

UPDATE: Bitcoin caindo 4% em dólar (BTCUSD) a US$ 7950 às 19:02 de 26/07/2018

 

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) rejeitou mais uma vez um esforço dos investidores Cameron e Tyler Winklevoss (os “Gêmeos do Facebook”) para listar um bitcoin ETF na bolsa americana.

A decisão ocorre mais de um ano depois que a SEC rejeitou uma solicitação de mudança de regras da Bolsa Bats BZX que teria preparado o caminho para o veículo de investimento ligado ao bitcoin. Pouco depois, o Bats enviou uma petição para rever essa decisão , provocando uma nova onda de comentários – e expectativas – sobre a disposição da agência em aprovar um produto negociado em bolsa com criptomoeda.

No entanto, as preocupações destacadas na decisão de março não parecem ter diminuído, de acordo com a decisão publicada na quinta-feira pela SEC.

A agência notadamente destacou que sua decisão não constitui um julgamento contra criptomoedas e blockchain em geral, mas sim a estrutura da proposta que foi lançada.

A SEC escreveu:

“Embora a Comissão esteja desaprovando essa proposta de mudança de regra, a Comissão enfatiza que sua desaprovação não se baseia na avaliação se a bitcoin ou a tecnologia blockchain em geral tem utilidade ou valor como inovação ou como investimento. Em vez disso, a Comissão desaprova. a mudança de regra proposta porque, conforme discutido em detalhes abaixo, a BZX não cumpriu sua carga sob o Exchange Act e as Regras de Prática da Comissão para demonstrar que sua proposta é consistente com os requisitos do Exchange Act Seção 6 (b) (5) , em particular a exigência de que as suas regras sejam concebidas para prevenir actos e práticas fraudulentas e manipuladoras. “

E como antes, a SEC deixou a porta aberta para potencialmente aprovar tais produtos no futuro, observando que “com o tempo, os mercados regulados por bitcoins podem continuar crescendo e se desenvolvendo”.

“Por exemplo, os mercados futuros de bitcoin existentes ou recém-criados podem atingir um tamanho significativo, e uma bolsa de listagem ETP pode demonstrar em uma mudança de regra proposta que será capaz de lidar com o risco de fraude e manipulação compartilhando informações de vigilância com um mercado regulado de tamanho significativo relacionado ao bitcoin, bem como, quando apropriado, com os mercados à vista subjacentes aos derivativos de bitcoin relevantes “, continuou a agência.

Caso isso aconteça, “a Comissão teria então a oportunidade de considerar se um ETP bitcoin seria consistente com os requisitos do Exchange Act.”

 

Preocupações de manipulação

Entre os pontos significativos levantados no lançamento está a preocupação de que o preço do bitcoin seja suscetível à manipulação – um ponto que o Bats BZX procurou combater durante a revisão.

No entanto, a SEC recuou contra essa alegação dentro do contexto dos requisitos da Exchange Act, destacando a falta de acordos de compartilhamento de vigilância com as bolsas onde o preço spot da bitcoin é determinado.

“Como acordos adequados de compartilhamento de vigilância não estão em vigor – e quaisquer acordos atuais de compartilhamento de vigilância estão com mercados relacionados a bitcoins que não são significativos, não regulados ou ambos – a Comissão conclui que a proposta é inconsistente com a Seção 6 do Exchange Act. (b) (5) “, escreveu a agência.

A SEC destacou especialmente um estudo recente que afirmava que o USDT – o stablecoin ‘ligado ao dólar operado pela Tether, que está ligado ao Bitfinex – tem sido usado para sustentar o preço do bitcoin durante as desacelerações do mercado.

“… a Comissão observa que trabalhos acadêmicos recentes sugerem que o preço do bitcoin pode ser, e tem sido, manipulado através da atividade em locais de negociação de bitcoin. Um recente artigo acadêmico examinou se o crescimento da oferta circulante de Tether (uma criptomoeda que afirmam ser apoiados pelo dólar dos EUA) através de novas emissões ‘é principalmente impulsionado pela demanda do investidor, ou é fornecido aos investidores como um esquema para lucrar com o aumento dos preços da criptomoeda’ ‘.

Artigo original públicado na Coindesk por Nikhilesh De and Stan Higgins