Como o blockchain e a tokenização estão mudando o mercado imobiliário

dubai real estate blockchain

Real Estate: Como o blockchain e a tokenização estão mudando o mercado imobiliário

Os investimentos em real estate ainda são majoritariamente conduzidos por processos que não foram atualizados com a revolução tecnológica, isto é, continuam ineficientes, custosos e ilíquidos.

O Blockchain apresenta-se como uma alternativa para tornar esse setor mais eficiente. Utilizar tokens lastreados em ativos reais (Security Tokens) e smart contracts podem tanto aumentar a eficiência, quanto a liquidez desse mercado.

Hoje, através da popularização dos mecanismos de captação via blockchain, como os ICOs, por exemplo, você pode adquirir tokens que correspondem à participação acionária em imóveis espalhados ao redor do mundo. Além disso, os contratos programáveis podem garantir que as condições impostas não sejam alteradas ou modificadas sem a necessidade de um custoso e ineficiente agente intermediário.

Security Tokens e Real Estate

A The Economist, em 2015, publicou sua capa com a seguinte frase: Blockchain, The Truth Machine. Tudo sobre a tão famosa cadeia de blocos basicamente resume-se a uma grande vantagem: Não precisamos de intermediários, que promovem burocracia e gastos. Baseado em tecnologia, matemática e criptografia, estamos no processo de criar, através da blockchain, uma forma de desintermediar qualquer tipo de transação.

 

The Truth Machine blockchain STO
The Economist – Outubro de 2015

Ancorado nessa teoria, surgiu o conceito de Security Tokens. Estes são nada mais que a representação de posse de qualquer ativo real na Blockchain. Esses bens são legitimados pelo registro imutável da tecnologia.

Nosso mundo é cheio de ativos como ações, imóveis, ouro, créditos de carbono, participações em startups, etc. Imagine um mercado global em que seja tão fácil transacionar esses ativos como é para transacionar ações.

As expectativas sobre a tokenização de real estate está tendo a validação de formadores de opinião como David Sacks, um dos fundadores do PayPal. Durante o Token Summit em Nova York, ele mencionou que uma das vantagens da tokenização do mercado imobiliário apoia-se no fato de reduzir ou eliminar o “desconto de iliquidez”.

 

Os economistas estimam que o valor dos imóveis são menores do que o preço real porque as pessoas acabam por comprar imóveis por valores menores, já precificando a dificuldade da revenda.

David também cita que o setor de real estate é um mercado trilionário e que a tokenização irá desbloquear uma grande quantidade de valor no momento em que pessoas poderem comprar ou vender parte do imóvel – cada token pode representar um share do imóvel, ocorrendo assim o fracionamento da propriedade do ativo. Isso promove uma democratização do acesso ao investimento imobiliário.

Smart Contracts

Smart contract é um código auto-executável que atua na infraestrutura da blockchain para assegurar que os termos do contrato sejam cumpridos mesmo sem um intermediário.

Com a popularização de plataformas que facilitam o acesso a esse tipo de convenção, como a Ethereum, os smart contracts estão se consolidando como uma alternativa viável para desintermediar todo o processo.

O acerto entre 2 partes é programado em um contrato inteligente, com os fundos enviados para esse contrato pelo comprador. Através da tecnologia e termos do acordo, o código identifica se todos os termos entre as 2 partes foram satisfeitos e, caso tenha sido, automaticamente o contrato envia o dinheiro que está salvo na rede blockchain para o vendedor. Isso reduz diversos artifícios custosos dos intermediários.

O potencial de usar smart contracts para comprar imóveis foi posto em prova em setembro do 2017 por Michael Arrington, fundador da TechCrunch. Através de um contrato programável, ele adquiriu uma casa em Kiev, na Ucrânia, por 60 mil dólares. 

 

Hotel em Aspen realiza Security Token Offering (STO)

Por mérito da blockchain, você pode se tornar sócio de um Hotel em Aspen, no Colorado. O hotel ST Regis Aspen Resort está pretendendo realizar uma oferta de tokens lastreados no seu imóvel. A ideia é vender 18 milhões de tokens sob o valor de $1 cada. Assim, a partir de 1 dólar você pode diversificar seu portfólio investindo em um imóvel nos Estados Unidos (estando em conformidade com a legislação local).

Eles estão buscando captar 18 milhões de dólares por 18,9% da propriedade.

O hotel pertence ao grupo Elevated Return, que detém ativos imobiliários por todo o mundo.

Segundo o presidente da empresa, Stephane De Baets, trata-se apenas do primeiro teste da companhia e caso haja sucesso, há a previsão de realizar oferta primária de hotéis em Singapura, Hong Kong, Tailândia e Washington.

hotel security token ico
St. Regis Aspen Resort

 

Dynasty

No contexto do mercado imobiliário, a Finchain também está participando de iniciativas nesse setor. A empresa participou na estruturação da Dynasty, Fundo Imobiliário que está realização um Security Token Offering lastreado em imóveis globais.

Desenvolvido no Brasil pela Finchain, controladora da FlowBTC, o token da Dynasty segue o padrão ERC-20 do Blockchain do Ethereum, baseado em contratos inteligentes, os smart contracts.
Segundo dados do Estadão, a demanda pela criptomoeda D¥N já ultrapassa a faixa de US$ 75 milhões em sua primeira fase realizada no exterior para investidores qualificados.

Alguns anos atrás, era difícil imaginar uma sociedade na qual nossos carros atuariam como táxis ou nossas casas como hotéis. Ainda assim, os benefícios proporcionados pela tecnologia transpuseram desafios regulatórios e otimizaram de fato esses setores.

Ainda há um longo percurso até tornar o mercado imobiliário mais produtivo por meio dos smart contracts e acessível através dos security tokens. Entretanto, as soluções apresentadas pelo blockchain apresentam um caminho de como torná-lo mais democrático, transparente e eficiente.

Atenção: Meet Up de Blockchain e Criptomoedas em homenagem ao Outubro Rosa dia 25/10 em São Paulo. Toda renda será revertida a uma instituição de combate ao Câncer de Mama. Vamos juntos nessa causa! Acesse AQUI!

Quer ficar por dentro de notícias relevantes, análises de preço, promoções e muito mais? Acesse nosso Canal do Telegram t.me/corretoraflowbtc e ganhe até 100 reais de BÔNUS


LEIA TAMBÉM

BNDES lança o BNDESToken, em Ethereum, para rastrear recursos públicos de financiamento

E-BOOK ETHEREUM: A CRIPTOMOEDA QUE PODE DESBANCAR O BITCOIN

BITCOIN BRASIL: A HISTÓRIA DA CRIPTOMOEDA NO PAÍS