BTC Bitcoin, USD Dólar, BRL Real e a vida multi-moeda

btc, btc bitcoin, btc brl, btc dólar, btc real

BTC Bitcoin, BTC Dolar, BRL Real. Nomes e abreviações com os quais nos acostumamos a viver nos dias de hoje. E quando tentamos converter então: btc brl, btc dolar, btc real e por ai vai…

 

Quando o Bitcoin surgiu em 2008 em resposta à crise de crédito (e crise de confiança no sistema financeiro de maneira geral), começava a surgir também essa confusão de siglas, taxas e conversores indispensáveis na rotina de quem não pode viver apenas do real brasileiro.

O BTC Bitcoin ainda não se instaurou como meio de pagamento de fato, mas para quem está investindo em ativos digitais, é muito comum usar a moeda mãe das criptomoedas como referência em qualquer tipo de transação que envolva altcoins.

Existe também uma expectativa de que em algum momento no futuro, alguma das moedas digitais, possivelmente o Bitcoin com a ajuda da Lightning Network, vai desbancar o dólar e se tornar a principal referência internacional.

Com o abandono do padrão-ouro após a crise de 1929, muitos países procuraram ardentemente uma nova forma de estabilização de suas economias através de uma nova medida reconhecida internacionalmente. Começou então a dolarização, que é a troca parcial ou total da moeda local pelo dólar americano.

Então fica aí a pergunta. Estaríamos de alguma forma começando um processo de bitcoinização, criptonização ou qualquer outro neologismo do tipo? Ou ainda é muito cedo para dizer isso?

 

O papel do Euro na pluralização das moedas

O Euro foi criado com um propósito mais amplo do que a moeda em si. Segundo Christian Noyer, hoje diretor do Banco de Compensações Internacionais, e que foi vice-presidente do Banco Central Europeu na época da criação do Euro, o propósito da moeda era compartilhar a soberania monetária dos países europeus, na busca de objetivos econômicos e políticos em comum. E esse compartilhamento carregava o risco de se abrir mão das moedas individuais de cada país, símbolo de soberania nacional ao longo de muitos e muitos anos.

E essa mudança de cultura encarada pelos europeus teve sucesso, pelo menos no ponto de vista de transformação de mentalidade. O euro se tornou a segunda maior moeda do mundo e pode sim ter sido fundamental na história das criptomoedas e sua aceitação.

 

 

A tentativa da China de derrubar a hegemonia monetária Americana

Para a comunidade de criptomoedas, a atitude da China de banir as moedas digitais pode ter parecido extrema. E de fato, foi uma grande perda para a comunidade e a expansão da tecnologia. E o motivo para essa decisão esta fortemente baseado no fato de que a China quer expandir seu domínio econômico mundialmente, substituindo o dólar por um “novo” sistema financeiro lastreado em ouro.

Se isso vai acontecer mesmo, é muito cedo para dizer. Mas o fato é que o Yuan chinês está mesmo ganhando força. O Banco Central Europeu está aumentando as suas reservas em moeda chinesa, e este deve ser um caminho sem volta.

Trocar a moeda internacional de dólar para yuan não é exatamente o foco das criptomoedas. Para os entusiastas, esse seria o momento de preparar um novo sistema monetário baseado em blockchain e confiança. Assistir a troca de poder econômico entre 2 países e voltar a basear nossas economias no ouro, seria apenas perda de tempo…

 

E o Real brasileiro?

Enquanto China e EUA travam sua batalha por domínio econômico, nós brasileiros vemos a nossa moeda cada vez mais enfraquecida. Para quem investe em criptomoedas, é comum basear o preço das moedas em dólares. E as operações em cripto mostram um lado muito vantajoso para quem estava acostumado a perder muito dinheiro na hora de converter real em dólar ou euro. O bitcoin e outras moedas digitais viajam de um lado para o outro com taxas muito mais vantajosas.

O Bitcoin que compramos vale, naquele momento, a mesma coisa se quisermos vender, desde que a corretora tenha um bom volume de negociações. Já no caso das conversões de Real pra dólar, o dólar que recebemos (é o caso de produtores digitais, YouTubers e outros profissionais atuando na internet que são pagos em dólar), não tem nem de longe o mesmo poder de compra. E as taxas para compra ainda são bem pesadas.

Para nós brasileiros, seria muito mais interessante ver o BTC Bitcoin disparar nessa corrida entre EUA e China, deixando todas para trás.

 

Conclusão

O Bitcoin chegou ao mundo com muitas respostas ao problemático sistema financeiro atual. E a aceitação foi imensa, por parte das pessoas. Mas os bancos e governos tem outras prioridades.

EUA e China continuarão sua disputa por domínio econômico. E a Europa que parece servir apenas como termômetro nessa guerra, aliada ao Japão, podem ser decisivos na adoção de um novo sistema financeiro baseado em um dinheiro mais inteligente…

Qual será o desdobramento de tudo isso, é muito cedo para prever. Por enquanto, é bom ir se acostumando com muitas conversões de valor e cálculos de taxa para movimentação porque essa quantidade enorme de moedas no nosso dia-a-dia não tem previsão pra terminar cedo.

 

btc, btc bitcoin, btc brl, btc dolar, btc real, é bom ir se acostumando com essa salada…

 

Onde Comprar Bitcoin e Ethereum no Brasil

Sem dúvida nenhuma, compra e venda de criptomoedas no Brasil é na www.flowbtc.com.br.

 

Leia também

E-book Ethereum: A criptomoeda que pode desbancar o Bitcoin

Como ganhar bitcoins sem precisar investir?

Intercontinental Exchange (NYSE:ICE) anuncia Bakkt, uma Plataforma e Ecossistema Global para Ativos Digitais