Bitfinex: O drama está no fim?

Bitfinex – O spread que alarmou o mercado

Por Eduardo Salvatore
No dia 13 de Abril, a Bitfinex , exchange sediada em Hong Kong e uma das maiores do mundo em volume, declarou que os saques de dólar estavam sofrendo atrasos. Apenas 4 dias depois, anunciou que estava passando por problemas uma vez que os bancos parceiros localizados no Taiwan não estavam aceitando transações bancárias.

 

Taiwan é, sabidamente, controlado pela Rebública da China e não pela República Popular da China, todavia, Bitfinex estava passando por processo de congelamento que lembrava o das exchanges chinesas e no dia 20/04 fez uma declaração oficial afirmando estar incapacitada de realizar saques.

 

 

A exchange acabara de pagar seus clientes após ter sofrido um hack de $65 milhões em Agosto do ano passado e fez questão de no mesmo pronunciamento acalmar os ânimos:

 

“Nós queremos ser absolutamente transparentes e atestar que a Bitfinex é solvente. Nossos ativos excedem todos os balanços dos usuários”.

 

Outro motivo para a pronta resposta foi a preocupação de fraude, fato que ocorreu em 2013 com a Mt.Gox que antes de falir, houve pequenas oscilações e o congelamento de saques. De fato, a exchange possui uma abastada carteira fria (armazenada fora da internet) que pode ser notada no gráfico abaixo:

 

 

O congelamento teve reflexo no mercado, o preço na Bitfinex chegou a ter um prêmio/spread de a $100 ( ou 7% maior) em relação às outras exchanges. A razão para tal aumento é simples: com a impossibilidade de saque, fato que preocupou muitos dos usuários da plataforma, a única opção de retirada do dinheiro era a compra de BTC’s com seus dólares congelados e então, enviar os bitcoins para outros locais de venda. Isto faz o preço da moeda crescer artificialmente, já que a pressão de compra aumenta.

 

 

Mesmo assim, o volume de vendas observado foi relativamente baixo, concluindo que os donos de BTC’s estavam otimistas e acreditavam na subida da moeda nesse meio tempo graças a maior adesão do Japão no mercado.

 

Os saques e os depósitos da plataforma ainda não estão completamente normalizados, contudo, o spread diminuiu e no momento que este post é escrito o BTC está valendo $1928 na Bitfinex, e $1873 na Bitstamp, isto é, $55 dólares de prêmio. A plataforma afirmou estar fazendo tudo que está em seu alcance para regularizar a situação, e no dia 12 de maio fez um update da questão dos saques.

 

 

Os bancos americanos correspondentes ainda não estão realizando transferências, porém o dólar ainda possui meios de entrar no Taiwan e o saque é realizado apenas para consumidores e jurisdições específicas, sendo que a própria Exchange entrará em contato e não é aconselhável que o cliente crie um ticket de suporte. No entanto, a Bitfinex afirmou estar processando saques “de uma vez só” em ordem decrescente de tamanho e com volume mínimo de $50.000 dólares. O mercado observa atento com a preocupação de uma bolha estar a caminho e estourar quando a situação voltar ao normal.

Aqui na FlowBtc seguimos atentos aos acontecimentos no mercado nacional e internacional de criptomoedas.

 

Quer aprender mais sobre bitcoin e trading? Veja informações sobre nossos cursos: https://blog.flowbtc.com.br/curso-de-trading-de-bitcoin-analise-e-blockchain/