Entenda a alta do Ripple(XRP) e a alta do Bitcoin Cash(BCH) antes de seu fork

Alta do Ripple

A criptomoeda Ripple, subiu em torno de 14% em valorização nas últimas 24 horas. Seu valor foi de 0,47 centavos de dólar para 0,54.

O que estaria por trás dessa alta?

Na Conferência Econômica Global Islâmica de 2018, Dilip Rao, chefe global de infraestrutura da Ripple, anunciou os planos de expansão no Oriente Médio com a abertura de um escritório em Dubai, impulsionado pelo plano do governo dos Emirados Árabes de colocar as contas públicas em blockchain até 2020.

Além disso, ele também declarou que empresas em alguns países da região já testam ou utilizam algum dos produtos da Ripple, o xRapid e o xInstant, como é o caso de Arábia saudita, Kuwait, Bahrein e Omã.

Um dos principais motivos  para esta alta, também é a robusta parceria com o Santander, na qual o XRP é utilizado como suporte do aplicativo digital do banco.

A moeda chegou a bater 25 centavos de dólar em agosto e ainda não se sabe se ela vai manter o fôlego de alta. O que está certo é que ela veio de um período de consolidação na casa dos 45 centavos e conseguiu superar resistências importantes.

 

 

 

Alta do Bitcoin Cash

A moeda saiu da casa dos 420 dólares no dia 1 de novembro para a casa dos 600 dólares hoje, dia 6 de novembro. Sendo que apenas de sábado pra domingo, a moeda foi de 475 dólares para 575 dólares. Uma valorização de 40% nos últimos 6 dias.

O motivo desta alta seria o primeiro fork na cadeia do Bitcoin Cash.

Desde agosto de 2017, quando o Bitcoin cash nasceu de um fork do próprio Bitcoin, a equipe principal por trás do projeto tinha proposto um fork da moeda a cada 6 meses, caso houvesse um consenso.

Esse fork está servindo pra evidenciar também a centralização dessa moeda, assunto que já foi levantado neste vídeo:

Tudo começou quando o cliente mais usado do BCH, o Bitcoin ABC, e seu desenvolvedor Amaury Séchet, propuseram as implementações do fork de Novembro, previsto para o dia 15. Principalmente 2 implementações:

Um novo opcode chamado CHECK DATA SIG que melhora o script de BCH e permite a validação de mensagens fora da Blockchain. Isso permitirá o uso de oráculos e contratos cross-chain.

A introdução de transações canônicas. Que permitirá avanços significativos de escalabilidade.

Estas mudanças , na visão da ABC, preparariam o terreno para posteriormente haver transações sem moeda na rede, isto é, informações ou execuções de aplicações descentralizadas.

A equipe da ABC também quer deixar o tamanho do bloco como está, 32MB, mas a equipe da nChain não concorda. A Bitmain, principal mineradora da rede, está do lado da ABC.

Já a nChain, encabeçada pelo criptoespecialista Craig Wright, se opôs às implementações por dois motivos: Eles são contra a utilização do blockchain do BCH para transações sem moeda e também não acreditam nas transações canônicas.

A nChain conta com o apoio de uma das principais mineradoras do Bitcoin Cash, a CoinGeek, que por sua vez, quer o aumento do tamanho de bloco para 128 MB, 4 vezes maior que o tamanho atual.

Sendo assim, a nChain propôs o Bitcoin SV, sem essas implementações e com um maior tamanho de bloco.

Aproximadamente 16% do poder de mineração está com a Coingeek e 19,53% está do lado da ABC, uma disputa acirrada.

Roger Ver, uma das principais personas no mundo do Bitcoin Cash, de início se manteve do lado da Bitmain, mas não quis se posicionar de maneira enfática.

 

bitcoin cash xrp ripple alta
Evolução de preço do Bitcoin Cash. Clique para aumentar

 

 

Abaixo vídeo da Tribo Bitcoin

 

Leia Também:
Entrevista com o CEO, Marcelo Miranda, sobre investir em Ethereum

Bitcoin Brasil: A história da criptomoeda no país

E-Books da FlowBTC – O melhor conteúdo Sempre

 

Você pode acompanhar também pelas nossas redes sociais:

Teremos um Meet Up na Mackenzie no dia 12 de Novembro.

Mais informações: https://www.meetup.com/pt-BR/Meetups-da-FlowBTC-sua-corretora-de-criptomoedas/events/256155326/