5 maneiras de guardar criptomoedas

O que é uma Carteira Digital ou Wallet?

Uma carteira digital de criptomoeda é um mecanismo que permite armazenar criptomoedas e realizar transferências utilizando o computador ou celular. Normalmente é um software ou um hardware que permite um usuário guardar seu montante em criptomoeda. A carteira está totalmente integrada com a blockchain e seus usuários movem as criptomoedas através da criptografia (key/chave/código) usando chaves públicas e privadas:

  • Chave pública: São popularmente comparadas ao número da sua conta no banco. E também é a key que você informa para as pessoas lhe enviarem moedas, é como se fosse o seu endereço.
  • Chave privada: Já para as chaves privadas, pode ser feita uma comparação com a sua senha de acesso a conta do banco. São as chaves únicas para o usuário ter acesso a carteira.

E que história é essa de cold wallet x hot wallet?

Existem dois tipos de carteiras, chamadas de cold e hot wallets. As Cold Wallets, também chamadas de Cold Storage, são feitas para armazenar e guardar a longo prazo, não ficam conectadas a internet e impossibilita o acesso de um hacker à private key. No entanto, as Hot Wallets são as mais usadas por usuários iniciantes, por quê? Pois um tipo de hot wallet comum é a própria corretora, ou exchange. Suas características são de armazenamento de curto prazo, transações mais rápidas, quantidade pequenas e por estar online podem ser consideradas menos seguras que as Cold Wallets. Também é a que utilizamos para fazer investimentos e compras com criptomoedas. 

Agora… os métodos de armazenamento!

Método 1 – Corretora (Exchange): Armazenar as criptomoedas na própria corretora onde elas foram compradas. A private key é guardada pela corretora e a segurança é fornecida pela corretora. Sobretudo para iniciantes é a forma mais conveniente de se guardar criptomoedas pois não requer nenhum conhecimento técnico. A FlowBTC oferece carteiras gratuitamente a todos os seus clientes de forma totalmente segura.

Método 2 – Web Wallets: Web Wallets são sites que geram e armazenam suas chaves públicas e privadas. No entanto, não é a forma mais segura – é feito através de um gerenciamento na rede – ou seja fica online. Algumas empresas, como a Bitgo, oferecem seguro para os valores armazenados em criptomoedas mas claro que isso tem um custo extra.

Carteiras digitais de criptomoedas, trezor e ledger.
Trezor VS Ledger

Método 3 – Hardware Wallets – São dispositivos físicos que armazenam chaves públicas e privadas. Duas marcas bastante conhecidas são a Trezor e a Ledger, lembrando que desconectadas elas se tornam Cold Wallets. Caso o usuário perca o dispositivo existe a possibilidade dele recriar a carteira em um novo hardware se ele tiver guardado os seeds (lista de palavras que dão origem à private key).

Método 4 – Paper Wallets: Nas paper wallets as chaves públicas e privadas são exibidas no papel e devem ser armazenadas com muito cuidado. É gerado um endereço em um papel impresso, tanto o público para as pessoas enviarem para a sua carteira quanto o privado para somente você ter o acesso. 

Método 5 – Softwares: Softwares, o armazenamento pode ser feito no computador ou no seu smartphone. A segurança nesse caso, é gerenciada pelo o usuário e não pela a empresa que detém as carteiras.

MetaMask: uma nova forma de guardar criptomoedas

A metamask.io é uma carteira de criptomoedas e uma ponte entre o seu navegador e a blockchain Ethereum. Funciona com uma extensão do seu navegador, podendo ser instalado nos navegadores Chrome, Firefox e Brave e também em Smartphones Android e IOS. 

É uma maneira bastante prática de armazenar criptomoedas pois ela conecta diretamente com sites e Dapps (aplicativos descentralizados) permitindo transferência de tokens muito rápida e fácil.

Browser supported by meta maks
Browsers que oferecem a extensão da Meta Mask

A carteira Metamask

Mascote da carteira MetaMask

Como o “site” (ou extensão) é uma plataforma open-source, um software de código aberto, qualquer um pode contribuir com seu código fonte, seja desenvolvendo ou somente estudando. Dessa maneira o código está sempre sendo atualizado e melhorado pela comunidade de desenvolvedores.

Por consequência a segurança dela é altamente testada e elevada e nunca sofreu nenhum grande hack. Além disso as chaves privadas ficam em poder do usuário e não de algum empresa, o que muitos usuários avançados preferem.

Comparado à uma Hardware Wallet, a MetaMask pode ser considerada menos segura pois os dados ficam armazenados em uma pasta do navegador. Se um hacker invadir o seu computador ou smartphone pode ter acesso aos seus dados.

Tokens suportados pela carteira de criptomoedas MetaMask

Ethereum Walles
Exemplo da MetaMask

Se tratando de uma carteira de criptos qual seria o suporte para elas? A MetaMask pode armazenar todas as criptomoedas da rede Ethereum, sejam elas o próprio Ether – moeda nativa da rede – ou todos os tokens que seguem os padrões do ERC20 (ERC-20 Token Standard).

Outro recurso muito utilizado por usuários da MetaMask é a possibilidade de guardar e transferir tokens nas Testnets, redes de teste do Ethereum, como Kovan e Ropsten.

Da para armazenar Bitcoin na MetaMask?

Infelizmente não é possível armazenar Bitcoins na MetaMask mas hoje em dia já existem diversos tokens ERC-20 que trafegam no blockchain do Ethereum e representam um Bitcoin sintético.

Você já possui a sua carteira de criptomoedas? Continue acompanhando a FlowBTC aqui no blog e nas nossas redes sociais.

Quer receber em seu e-mail?

Assine nossa newsletter