Lightning Network

Em oitavo lugar:

Lighting Network: Em busca da escalabilidade sagrada

Como eu já disse no ínicio, o lançamento em produção da Lighting Network foi um marco em 2019 mas ainda temos muito chão pela frente para tornar essa solução de segunda camada em uma realidade. 

A idéia por trás do Lightning é dar escala e velocidade a pagamentos em Bitcoin. Temos um vídeo onde a Bia explica o conceito do Lighting:

O crescimento da LN já surpreendente chegando a mais de 10 mil nós ativos e com a capacidade de trafegar até 860 BTC (mais de R$ 25 milhões). Você mesmo pode monitorar isso aqui: https://1ml.com

Porém, há controversias! Existe uma concentração de cerca de 40% desses nós em um só player (LNBIG) e muitos falam em Bots criando conexões na Lightning e inflando os números de adoção artificialmente.

Em 2020 vai ser muito interessante acompanhar essa evolução da LN e isso deve ter algum efeito no preço do Bitcoin também. De qualquer forma, toda a comunidade do Bitcoin tem no Lightning a grande esperança de escalabilidade enquanto que outras comunidades como a do Ethereum, além de soluções de Layer-Two (segunda camada), também existe todo um esforço para a mudança na camada de protocolo (Layer-One) com a transição para Proof of Stake.

SÉTIMO LUGAR >>