Ethereum 2.0

E falando nisso, em sétimo lugar:

Ethereum 2.0: A MISSÃO

A comunidade do Ethereum, a segunda criptomoeda por valor de mercado, continua em sua longa caminhada em busca da Serenity, fase que ao ser concluída, irá mudar o mecanismo de consenso definitivamente de Proof of Work para Proof of Stake.

Roadmap do Ethereum

Fonte: https://media.consensys.net/the-roadmap-to-serenity-bc25d5807268

Como já falamos, o objetivo final é permitir escalabilidade do Ethereum e versatilidade em soluções de segunda camada e eventualmente terceira, quarta e por aí vai!

O assunto começou a ficar mais quente com o fork Istanbul (veja em https://youtu.be/Bi9mgBrIVmA) e os desenvolvimentos na chamada versão ETH 1.X que é uma fase de transição onde várias mudanças serão, ou estão sendo feitas, para permitir a mudança para o Proof of Stake.

Um dos principais pontos do ETH 1.X, chamado ProgPoW (Programatic Proof of Work) que dificultaria a mineração com placas ASICs acabou ficando de fora do Istanbul e deixaram para o próximo fork (Berlin) em meados de 2020 e causou confusão na comunidade.

Alguns dias atrás, talvez como resposta a esse impasse, o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, apresentou uma proposta alternativa para acelerar essa transição do 1.X.

De qualquer maneira isso ainda vai dar muito pano pra manga e vai ser bem interessante acompanhar como isso vai se desenrolar e se a comunidade conseguirá mesmo chegar a FASE 0 do Serenity, projetada para acontecer em algum momento em 2020. Se isso ocorrer, pode ser bastante positivo para o preço do ETH.

SEXTA POSIÇÃO >>