Tudo o que você precisa saber sobre EOS, a nova moeda da FlowBTC

O que é EOS?

O EOS é uma plataforma (sistema operacional) para aplicações descentralizadas. Uma espécie de super computador que roda programas de forma autônoma e descentralizada. A ideia é que qualquer pessoa possa criar um programa/aplicativo ou contratos inteligentes e disponibilizar para a rede de forma que haja aplicações sem intermediários.

EOS é o maior ICO da história dos cryptocurrencies. Ele captou 4,2 bilhões de dólares em uma oferta de moedas que durou mais de 1 ano. No dia 1 de Junho de 2018, eles lançaram a sua plataforma open source.

Um dos maiores desafios para a adoção em massa de redes blockchain é a escalabilidade. Justamente é nesse desafio de prover uma maior escalabilidade a protocolos descentralizados que a EOS se posiciona. O protocolo da EOS promete uma altíssima velocidade, escalabilidade e custos de transação zero através da forma de consenso Delegated Proof of Stake (DPoS), que elege 21 blocos mineradores espalhados pelo mundo (temos um representante brasileiro: https://web.eosrio.io/, parceiro oficial da FlowBTC)  a fim de prover uma validação das transações.

Como tudo começou: Visão de Dan Larimer e seus projetos

O EOS open source software foi desenvolvido pela empresa privada Block.One, que se reporta com a missão de: prover soluções end-to-end com o objetivo de trazer empresas para blockchain desde o planejamento estratégico até a aplicação do produto. Block.One é uma empresa sediada no Cayman, que tem como CEO Brendan Lumer (que dirigiu uma série de empresas de blockchain desde 2014) e CTO Dan Larimer. (um developer bastante conhecido na rede, que teve inclusive interações via fórum com Satoshi Nakamoto).

A EOS foi anunciada pela primeira vez por Dan Larimer em Maio de 2017 na Consensus. É o terceiro projeto liderado por Dan, que antes havia criado a BitShares e Steem. As duas empresas estão entre os protocolos de blockchain mais utilizados no mundo. Os três projetos foram desenvolvidos sob a arquitetura Graphene, criada por Larimer e seu time nas outras empreitadas a fim de permitir uma alta taxa de transações em aplicações de blockchain. Outra intersecção dos projetos está no fato dos três terem como consenso o Delegated Proof of Stake (DPoS). Muito do que Dan utilizou para criação da Bitshares e Steem foi a base para modulação da EOS. Em todos os três protocolos, o enfoque foi em trazer soluções escaláveis, o que de fato aconteceu:

A filosofia da EOS é em grande parte a partir da visão prática de software que se estende a partir dos user cases Bitshares e Steem para suportar aplicações reais.

Hoje, no site Blockchain Activity Matrix, vemos que os três projetos criados por Dan estão entre os 6 protocolos com mais atividade na rede.

EOS atividade comprar vender transações por segundo velocidade escalar dan larimer eos
Clique para aumentar

 

Setor de Smart Contracts

Estamos no início da era dos contratos inteligentes, que são códigos auto-executáveis que atuam na infraestrutura da blockchain para assegurar que os termos do contrato sejam cumpridos mesmo sem um intermediário. Isso permite uma série de novos modelos de negócios e aplicações descentralizadas. Nesse mercado em que a EOS está concorrendo.

Hoje, o mercado é dominado pela Ethereum, que está avaliada em 12,28 bilhões de dólares. Além dela, existe uma competição intensa para plataforma dominante do mercado, com alguns dos players listados abaixo:

 

Plataformas de Smart Contracts MarketCap
NEO $0.376B
EOS $1.65B
Ethereum Classic $0.4B
Waves $0.157B
Stratis $0.62B
QTUM $0.146B
Tezos $0.36B
Lisk $0.133B

Nos preços atuais, a combinação de valor de rede entre todos os outros players de smart contracts representam em torno de 30% do valor da rede Ethereum. O mercado de certa forma precifica como se o setor de smart contracts fosse ser dominados por apenas uma plataforma, o que representa uma visão controversa segundo alguns especialistas.


Há a visão de que ao longo dos próximos anos o mercado tende a ter diferentes plataformas dominando o mercado. Uma vez que o mercado de smart contracts detém um espectro muito amplo de possibilidades, serão demandados diferentes tipos de características de rede. Por exemplo, a velocidade requerida para rodar um jogo ou uma votação em blockchain é totalmente diferente. A segurança exigida por uma plataforma de apostas ou de contratos jurídicos são bem diferentes também. Logo, é provável que cada rede vai buscar aplicações mais adequadas para as especificidades do seu modelo de negócios.

O próprio Ethereum se apresenta como o “computador global descentralizado”. Ao se apresentar dessa forma, o projeto acaba por não compreender que cada aplicação descentralizada requerem diferentes níveis de transação, segurança, leveis de descentralização, programação de linguagem, estrutura de consensos.

“Diferentes aplicações exigem diferentes requerimentos, e desenvolvedores vão escolher as que mais se adequam a seus objetivos.”

i) EOS x Ethereum

Vale a pena explorar um pouco mais as diferenças entre EOS e Ethereum.

EOS não será um substituto do ETH pelo fato de que Ethereum foi desenvolvido a fim de descentralizar contratos imutáveis. Isso faz com que ETH seja ótimo para que empresas realizem ICOs e eventualmente pode ser uma alternativa ao sistema financeiro, mas também faz do protocolo não adequado para que possa executar aplicações de empresas.

Em outras palavras, é possível criar um ETF na rede Ethereum mas é muito difícil criar um site com escalabilidade competitiva para se tornar uma alternativa ao Facebook, Twitter ou Reddit. Essa é a justamente a ideia da EOS. Permitir que, a longo prazo, aplicações tão data-intensive como por exemplo as redes sociais possam rodar em protocolos descentralizados.

A diferença entre os dois projetos também é denotada no modelo econômico. O token ETH (cada transação é paga) não é designada para aplicações como Facebook/Twitter/Reddit. Já o Token da EOS (Será descrito mais a frente) é mais adequado para aplicações descentralizadas.

Ao mesmo tempo que a EOS inclina-se a ser mais adequada para projetos que demandam escalabilidade, ela por sua vez não é a ideal para protocolos que exigem imutabilidade, uma vez que não é impossível que o sistema reverta alguma transação.

QUER GANHAR ATÉ 12 EOS + SORTEIO DE 25 EOS?????? ACESSE AGORA A PROMOÇÃO DE NATAL DA FLOWBTC, NÃO FIQUE DE FORA DESSA!

Gráfico EOS

A EOS teve o seu máximo de valorização de mercado no dia 29 de abril quando uma unidade chegou a valer $21,46 dólares e 17,622 Bilhões de dólares de Market Cap. Hoje a moeda está precificada em $2,56, em 6º lugar como maior criptomoeda do mercado e tem o Market Cap de 2,321 bilhões de dólares.

 

gráfico eos