Tudo o que você precisa saber sobre Ripple XRP, a nova moeda da FlowBTC

ripple XRP FLowbtc

Tudo o que você precisa saber sobre Ripple XRP, a nova moeda da FlowBTC

A criptomoeda top 3 de valor de mercado, conhecida na comunidade cripto como “ripple: queridinha dos grandes bancos” e que acaba de ser listada para compra e venda na corretora mais avançada do país: a FlowBTC.

O que é Ripple?

Ripple é um protocolo de pagamentos da empresa Ripple Labs, fundada em 2012, com o objetivo de tornar o sistema de pagamentos global mais eficiente. Através do blockchain e da sua criptomoeda XRP,  o seu propósito é que as transações financeiras globais sejam mais seguras, instantâneas e baratas. Sendo possível transacionar tokens que representam moedas fiat, criptomoedas, commodities e unidades de valores diversos como programas de milhagens.

Definição prática: O Ripple é um sistema de pagamento em que sua liquidação é feita em tempo real (RTGS), que também pode ser utilizado como câmbio e remessas monetárias. Sua rede é composta por nós distribuídos e não precisa da sinalização de todos na rede para atingir consenso.

O Ripple ganhou notoriedade por ter aplicações reais em escala com diversos clientes como Santander, UBS, UniCredit, BBVA, MUFG, PNC Bank além de diversas outras entidades financeiras relevantes. A escalabilidade da rede, que permite mais de 1500 transações por segundo, é um dos diferenciais da empresa.

 

Ripple XRP Labs comprar e vender


Apesar do sucesso, há divergências sobre o Ripple. Diferente do Bitcoin, é um protocolo com parte majoritária controlada por uma empresa privada, a Ripple Labs. Ela detém um controle relevante do token XRP e os puristas argumentam que XRP não é descentralizado o suficiente – diferente do Bitcoin, que ninguém detém controle da rede – para ser chamado de blockchain.

Empresas, provedores de serviços na internet e até mesmo o Massachusetts Institute of Technology (MIT) são alguns dos validadores de seu registro, o XRP Ledger.

Seu protocolo é composto por 6 agentes:

  1. Servidor: entidade rodando o software
  2. Ledger: registro das transações
  3. Último Ledger: o último registro aprovado pela rede que representa o “estado da rede”
  4. Ledger Aberto: registro que contém as transações que não passaram pelo consenso ainda
  5. Lista Única de nós: UNL, conjunto único de servidores confiáveis para atingir consenso
  6. Proponentes: Todo nó pode enviar transações a serem validadas e incluir as já validadas, porém, apenas as enviadas pelos UNL serão consideradas pelos servidores autorizados

Algoritmo de Consenso na rede Ripple (RPCA)

O RPCA é aplicado a cada 3-4 segundos, isto é, a cada round de consenso, um número bem menor que os 10 minutos do Bitcoin. É aplicado por todos os nós para manter a conformidade na rede, porém, apenas nós previamente escolhidos validam ou rejeitam transações.

Uma vez que o consenso é estabelecido, o ledger aberto é fechado e se torna o Último Ledger registrado. Na maneira atual de nodes previamente escolhidos, não existe ausência de consenso, e, por consequência, não existe a possibilidade de um fork na rede.

Resultado de imagem para ripple consensus node
Consenso na rede ripple

Token XRP

O XRP é a moeda nativa da rede Ripple, isto é, a unidade de valor transacionada na rede. O XRP é divisível até a 6ª casa decimal e sua menor unidade (0,000001 XRP) é chamada de gota (drop, em inglês). 1 milhão de gotas equivalem a 1 XRP.

É utilizado como meio de troca na rede e como último recurso para conversão de um bem, isto é, caso duas pontas não estabeleçam uma relação de confiança para transacionar um ativo em questão, convertem este ativo para XRP, uma vez que todo ativo listado na rede tem um preço em XRP.

A rede realiza 1.500 transações por segundo e pode escalar até a taxa de execução da Visa (que é 50 mil transações por segundo)

Atualmente, possui 3 tipos de soluções de pagamento: xRapid, xCurrent e xVia. Não sendo necessário a utilização do token em todas elas.

Resultado de imagem para ripple xrp

Medidas Anti-Spam

É necessário um mínimo de 20 XRP em cada conta para a mesma se tornar ativa, isto previne o ataque de criação de múltiplas contas fantasmas.

Além disso, existe uma taxa de transação na rede de 0.00001 XRP que não é coletada por ninguém, este XRP é queimado, e, caso o usuário envie transações em um volume extraordinário (mais de mil por minuto), esta taxa aumenta de maneira exponencial, e volta ao normal apenas após um período de inatividade.

Emissão e Distribuição

Foram criados (préminerados) 100 Bilhões de XRP, sendo impossível emitir mais tokens. Sendo assim, foi feito para ser um ativo com oferta decrescente.

Dos 100 bilhões, 20% ficaram nas mãos dos criadores (que também representam os fundadores da Ripple Labs) e os outros 80% para a empresa, Ripple Labs, para financiar as operações.

Dos 80 bilhões de Tokens, 67 ainda estão sob posse da Ripple Labs. Sobre esse fato, a empresa afirmou: “nos comprometemos com estratégias de distribuição que esperamos resultar em uma taxa de câmbio XRP estável ou de fortalecimento contra outros Moedas “.

Além disso, 55 Bilhões estão em uma conta escrow que pode vender até 1 bilhão por mês para financiar novos projetos. Em torno de 45 bilhões de XRP estão em circulação.

A quantidade de XRP distribuída e seus movimentos podem ser rastreados através do site Ripple Charts.

Ripple Labs

Em 2012, a OpenCoin foi fundada por Jed McCaleb e Chris Larsen. com o intuito de desenvolver um sistema de liquidação bruta em tempo real (RTGS), câmbio e rede de remessas com o protocolo nomeado de Ripple. Em 2013, a OpenCoin mudou de nome para Ripple Labs, detentora do sistema open source da Ripple e desenvolvedora do token XRP.

Jed é um programador americano que além da Ripple, foi fundador em outros projetos relevantes para o ecossistema da Blockchain como o Mt Gox e Stellar.

Chris é um executivo da área de tecnologia conhecido por co-fundar e investir em diversas startups. Participou da criação da Ripple e hoje é o presidente do conselho da empresa.

O CEO da Ripple desde 2015 é Brad Garlinghouse. Antes da Ripple, ele serviu como CEO da HighTail, empresa de serviços de armazenamento de arquivos e também foi VP do Yahoo.

Parcerias/Investimentos

A Ripple Labs passou por mais de 9 rodadas de investimento, levantando mais de 100 milhões de dólares, segundo o Crunchbase.

Dentre os investidores mais eminentes estão o fundo californiano Andreessen Horowitz (Investidores do Instagram e Github), Digital Currency Group, Google Ventures, Santander InnoVentures (Corporate Venture do Santander), além de outros fundos relevantes.

Investidores do ripple

A Ripple também tem uma fundação focada em impacto social, o Ripple for Good.

Em 2018, ela vem realizando múltiplas doações. A empresa doou 29 milhões de criptomoedas para escolas públicas dos Estados Unidos e 4 milhões de dólares para Ellen DeGeneres Wildlife Fund, focado em diminuir a disparidade de renda global.

A Ripple também vem trabalhando com o World Community Grid desde de Novembro de 2013. A organização visa prover poder computacional para computadores de voluntários e eletrônicos que ajudam causas humanitárias como luta contra Aids, expansão da energia solar e combate ao câncer. Aqueles que compartilham o poder computacional dos seus dispositivos recebem XRP em troca.

Além disso, a Ripple criou a Iniciativa de Pesquisa de Blockchain nas Universidades:

  • Objetiva a colaboração em pesquisa e desenvolvimento técnico para estimular entendimento e inovação no Blockchain
  • Criar um novo currículo para atingir a alta demanda dos estudantes para entender sobre blockchain, criptomoedas e outros tópicos de Fintechs
  • Estimular ideias e diálogos entre estudantes, universidades, executivos e líderes em tópicos de interesse compartilhado.

Dentre as Universidades apoiadas estão o MIT, Stanford, Princeton e no Brasil a FGV-EESP.

Valorização do XRP

O XRP teve o seu máximo de valorização de mercado no dia 04 de Janeiro quando uma unidade chegou a valer $3,81 dólares e 160 Bilhões de dólares de Market Cap. Apesar de ser a 3ª em Valor de mercado, o Ripple já superou o Ethereum algumas vezes e segue na disputa pela segunda colocação no mundo cripto.

Dominância Bitcoin ethereum Ripple
Gráfico que mostra a dominância das moedas frente ao mercado cripto

Comece a Investir com BÔNUS DE ATÉ 55 XRPs

Agora é possível comprar e vender XRP no Brasil, através da FlowBTC, única corretora do Brasil com investidores de grande porte do mercado financeiro tradicional.

E mais, a FlowBTC está dando um BÔNUS DE ATÉ 55 XRPS POR PESSOA! Então corra porque o número é limitado. Acesse aqui.

Bônus FlowBTC Ripple XRP

Abaixo, um vídeo da empresa comparando a criptomoeda às suas alternativas:

 

* Esta e-página tem caráter meramente promocional e não constitui recomendação de investimento em XRP ou qualquer outro ativo. As visões e opiniões aqui expressas nos artigos são apenas dos autores e fontes na Internet. Todo movimento de investimento envolve risco. Você deve realizar sua própria análise antes de tomar uma decisão.

 

Leia também:

Entenda a alta do Ripple (XRP) e a alta do Bitcoin Cash(BCH) antes de seu fork

BNDES lança o BNDESToken, em Ethereum, para rastrear recursos públicos de financiamento

ENTRE NO NOSSO CANAL DO TELEGRAM – BÔNUS DE ATÉ 100 REAIS!