Hard Fork Ethereum, Saiba tudo sobre o Constantinople

ethereum hard fork

Constantinople, o hard fork da Ethereum na altura do bloco 7.080.000, estava previsto para acontecer no dia 16 de janeiro e é um marco para a versão Ethereum 2.0, que pretende mudar de Proof of Work para Proof of Stake.

O hard fork da Ethereum resultará em uma nova blockchain atualizada com cinco EIPs (Ethereum Improvement Proposals). Após a atualização os nós antigos não serão mais compatíveis com a versão atualizada, será necessário fazer um update para participar da rede. Diferente de outros hard forks, como o do Bitcoin Cash, esse hard fork é mais sobre atualização e otimização. É considerado um hard fork porque nós que não atualizarem não poderão participar da rede, porém, havendo consenso, não será criado uma nova cadeia.

 

Péter Szilágyi é desenvolvedor do Ethereum.

Sobre os cinco EIPs do Constantinople do Ethereum:

– O EIP 1234, vai trazer um atraso na bomba de dificuldade, e diminuir a recompensa por bloco, de 3 ETH para 2 ETH. Esse EIP é muito significante para os mineradores. O atraso na bomba de dificuldade vai tornar cada vez mais difícil para eles resolverem blocos, até que não seja mais lucrativo e o protocolo mude para Proof of Stake (Casper Update), esse atraso vai demorar cerca de 12 meses. Os desenvolvedores não querem apressar essa atualização sem ter certeza que o novo protocolo é tão seguro quanto o antigo, para isso, a bomba de dificuldade já foi atrasada algumas antes e agora será novamente.

 

– O EIP 145 introduz uma operação de mudança de deslocamento bit a bit nativa, que permite aos desenvolvedores de dApps otimizar algumas operações para a economia de gás. Irá usar menos gás, tornando a execução de alguns smart contracts mais barata.

 

– O EIP 1014 permite que os usuários interajam com endereços que ainda não foram inicializados no blockchain. Isso vai melhorar significativamente o desempenho da rede Ethereum.

 

– O EIP 1052 implementa a geração de tipos específicos de hashes associados a endereços, assim a verificação do código do outro contrato vai ser muito mais eficiente.

 

– E o EIP 1283 propõe mudanças de medição de gás no opcode “SSTORE” existente, o que vai permitir novas funções e reduzir o custo do gás.

 

O hard fork Constantinople é sobre melhoria da capacidade e diminuição da complexidade da rede Ethereum, então não se espera uma nova moeda vindo dele. Além disso as atualizações são base para a mudança de PoW para PoS.

As principais exchanges de criptomoedas já declararam suporte ao fork, a FlowBTC continuará com a negociação de ETH normalmente. Levando em consideração a valorização da ETH no último mês e a grande parte de nós que já se atualizou, tudo indica que as novas atualizações estão sendo bem aceitas.

constantinople fork ethereum
Gráfico do CoinMarketCap.com

 

Compre e venda Ethereum mais 5 Criptomoedas na melhor platafoma do Brasil! Abra agora uma conta na FlowBTC.

Para mais informações sobre Ethereum, acesse o e-book gratuito da FlowBTC sobre Ethereum

Quer ficar por dentro de notícias relevantes, análises de preço, promoções e muito mais? Acesse nosso Canal do Telegram t.me/corretoraflowbtc e ganhe até 100 reais de BÔNUS

Leia também: