Ethereum 2.0 – A busca pela escalabilidade

O Ethereum 2.0 está em desenvolvimento e poderá aumentar de forma exponencial a capacidade da rede Ethereum de processar transações.

Essa foi a mensagem de Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, compartilhada em Praga durante o DevCon 4, congresso de entusiastas da tecnologia Ethereum. Através do projeto Serenity, o upgrade também conhecido como Ethereum 2.0 promete aumentar a velocidade da rede, torná-la mais segura, com menos gastos energéticos e capaz de lidar com milhares de transações por segundo.

Serenity é basicamente a criação de um novo blockchain a partir dos estudos realizados nos últimos 4 anos que visavam tornar a rede Ethereum mais escalável.

 

Vitalik Buterin durante o Devcon 4

 

Contexto

Ethereum é uma plataforma de Blockchain descentralizada, de código aberto, que permite qualquer projeto a criar e usar aplicações descentralizadas como contratos inteligentes. A plataforma utiliza a mesma forma de consenso para validar transações que o Bitcoin, o Proof-of-Work.

A ideia por trás é a seguinte: como por design não se deseja confiar na identidade dos participantes para selecionar quem valida as transações, cria-se um desafio matemático cuja solução depende de um processo complexo de tentativa-e-erro mas que é facilmente verificado após a solução (os outros participantes podem conferir a resposta facilmente). Isso cria uma competição entre estes participantes e quem resolver o problema primeiro criará o próximo bloco e será remunerado pela prova-de-trabalho. Estes validadores são chamados de mineradores, que fornecem capacidade computacional e recursos energéticos para resolver este desafio. Em troca, são recompensados com novas criptomoedas nativas daquele Blockchain. Este processo é chamado de mineração.  

Para mais informações sobre o Ethereum, acesse o e-book gratuito da FlowBTC sobre Ethereum

O grande desafio desse tipo de consenso é a escalabilidade. O número de transações é baixo (O Ethereum performa aproximadamente 20 por segundo), além de exigir um alto um gasto energético da rede.

Abaixo, um infográfico que compara a capacidade de transação da Ethereum em relação a outros players.

 

Fonte: https://howmuch.net/articles/crypto-transaction-speeds-compared

 

 

Serenity

Durante a Devcon, Vitalik afirmou:

“Serenity é a realização de todas as diferentes linhas de pesquisa que desenvolvemos ao longo dos útlimos 4 anos. Incluindo Casper – não somente a híbrida Casper, 100% orgânica, genuína, pura Casper.” (Casper é a realização do Proof-of-Stake)

Serenity é o computador global como ele deveria ser, não com a capacidade de transações por segundo de um smartphone de 1999.”

Serenity é a criação de um novo blockchain que será compatível com o Ethereum Blockchain existente hoje. Uma vez que esse blockchain seja testado e desenvolvido, todos os dados e dapps serão movidos da rede legada para a nova versão.

Para atingir as expectativas de se tornar um computador global descentralizado, a Ethereum lançou um roadmap abaixo para alcançar a versão Ethereum 2.0:

Slide apresentado por Vitalik durante o Devcon 4

 

Fase 0: Beacon Chain

  • Está entre uma testnet e uma mainnet do Proof-of-Stake. Não é uma testnet porque os usuários poderão minerar ethers e receber recompensas reais por isso. Ao mesmo tempo que não é uma mainnet, porque não tem aplicações sendo testadas no sistema.

Fase 1: Shards como Data Chains

  • Fase de ativação do Sharding. Segundo Vitalik, nesse momento haverá escalabilidade suficiente para criação de um produto como um twitter descentralizado, mas ainda sem todas as ferramentas de smart-contracts previstas pela Ethereum.

Fase 2

  • Nesse momento, será possível capacitar uma maior escalabilidade em transações, maior velocidade nas máquinas virtuais ethereum (responsáveis pelo ambiente de execução dos contratos inteligentes no Blockchain do Ethereum), smart contracts, ether podendo ser transacionadas entre shards.

A Fase 3 será o lançamento da Serenity e a tão esperada implementação do Proof of Stake.

 

Plateia no Devcon 4, Outubro de 2018

 

A mensagem final é que, cumprindo o planejamento, a rede Ethereum finalmente terá o tão esperado Proof-of-Stake, ao mesmo tempo que uma escalabilidade prevista de mais de 1000x da atual.

A sensação das novidades é de que agora há um roadmap claro para Ethereum.  

Apesar disso, a comunidade de blockchain ainda se encontra reticente sobre os planos apresentados pela Ethereum. Promessas como essa já foram feitas por Vitalik anteriormente. Existe uma pressão constante para que ele e a Ethereum Foundation possam de fato cumprir as promessas.

 

 

Apresentação completa de Vitalik no Devcon 4

Atenção! A FlowBTC está dando um BÔNUS DE ATÉ 55 RIPPLE XRPs POR PESSOA! Corra porque o número de pessoas é limitado. Acesse aqui.

Leia também:

Entenda a alta do Ripple (XRP) e a alta do Bitcoin Cash(BCH) antes de seu fork

BNDES lança o BNDESToken, em Ethereum, para rastrear recursos públicos de financiamento

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RIPPLE XRP, A NOVA MOEDA DA FLOWBTC