Entrevista com o CEO, Marcelo Miranda, sobre investir em Ethereum

“Ethereum é uma das coisas mais inovadoras que a humanidade já presenciou”

Marcelo Miranda, CEO da FlowBTC, conversa sobre Ethereum, uma das muitas criptomoedas que já existem no mercado e… Não, não. Ethereum é muito mais! Em suas palavras, “é uma das coisas mais inovadoras que a humanidade já presenciou”. Nesta entrevista, Miranda explica os motivos porque acredita nisso e conversa sobre descentralização, volatilidade e, principalmente, o potencial dessa plataforma. Além disso, a corretora organizou um e-book sobre esta criptomoeda disponível no final da entrevista. Confira!

FlowBTC – Por que investir em Ethereum e não em outras moedas?

Marcelo Miranda: O Ethereum é mais do que uma criptomoeda. A tecnologia de smart contracts do Blockchain do Ethereum é uma das coisas mais inovadoras que a humanidade já presenciou e isso será evidenciado a medida em que o Ethereum ganhar escalabilidade. Outras criptomoedas tem vantagens e desvantagens comparadas com o Ethereum, e com características distintas, mas o Ether – que é o token do Ethereum – possui a melhor combinação entre versatilidade, segurança, governança e resiliência.

O Bitcoin possui maior segurança e resiliência, mas não é tão versátil quanto o Ethereum. Novas plataformas de smart contracts, como o EOS, podem vir a ser mais inovadores, embora ainda não possuam segurança, resiliência ou governança definidos. Comprar e vender Ethereum no Brasil é na FlowBTC.

Há um potencial no Ethereum que não há nas outras moedas?

Acredito que sim. O Ethereum é a maior e mais testada plataforma descentralizada de smart contracts em produção hoje em dia. Além da aplicação dessa tecnologia em diversos setores do mercado, como registros, contratos financeiros, identidade etc, o Ethereum é uma plataforma para lançamento de outros tokens. ICOs de diversos tipos utilizam o Ethereum como base. Isso garante que a comunidade de desenvolvedores esteja comprometida com essa tecnologia e com isso o potencial de crescimento se multiplica.

Quem é o público do Ethereum?

O público do Ethereum hoje é bem semelhante ao que era o público do Bitcoin há um ou dois anos. Entusiastas da tecnologia de criptografia e Blockchain, traders amadores e os famosos HODLERS, investidores que compram uma criptomoeda no início e carregam a posição em uma aposta de longo prazo.

Qual é a consequência disso para quem investe em Ethereum?

Para quem investe no Ether – que é a moeda – o sucesso da tecnologia do Ethereum representa uma demanda futura pelo token. Como em todos os mercados, oferta e demanda regem os preços. Isso de certa forma está correlacionado com a expectativa de valorização futura da moeda. Porém é importante frisar uma característica importante do Ethereum. Ao contrário do Bitcoin, ele não tem um limite de emissão da moeda.

A descentralização é um trunfo apenas para médio e longo prazos?

A descentralização é o elemento mais disruptivo de qualquer tecnologia de Blockchain, mas é claro que existe um prazo de maturação para algo tão ambicioso. Acredito que teremos que esperar alguns anos até que possamos ver os primeiros frutos desse processo de descentralização. Por outro lado, os mercados tendem a antecipar esses movimentos e trabalhar em cima das expectativas e não do que acontece no exato momento. Dessa forma, esperar para investir quando esses projetos já estiverem sendo entregues pode custar caro.

Qual sua opinião sobre a volatilidade da Ethereum no presente e no futuro?

Não só o Ethereum, mas todas as criptomoedas apresentam alta volatilidade. Alguns analistas tentam comparar a volatilidade das criptos com as de outras classes de ativos mais tradicionais como ações, por exemplo. Considero isso grande erro. Estamos falando de uma classe de ativos totalmente diferente de tudo que já foi visto  antes. Não podemos analisar o risco de trading de criptomoedas com a mesma ótica que usamos em ações, commodities, forex ou qualquer outra coisa. Dito isso, o boom do fim de 2017 e a correção de 2018 foi um movimento extremo até mesmo para os padrões das criptos.

A euforia trouxe uma onda de investidores que desconheciam o risco e a liquidez do Bitcoin, Ethereum, Litecoin e tantas outras. O preço naturalmente subiu muito rápido e depois desabou. Estamos em uma nova fase de estabilização de preços com alta gradativa, o que eu considero um movimento saudável. Acredito que essa nova gama de investidores já está mais cautelosa e isso deverá conter a volatilidade no médio prazo embora no curto prazo o sobe-e-desce ainda continuará acima do padrão de outros investimentos.

Baixe o E-book de Ethereum da FlowBTC grátis AQUI

CEO flowbtc fala sobre ethereumAntes de fundar a FlowBTC foi chefe da mesa de trading de renda variável no Deutsche Bank em SP. Durante 6 anos foi trader profissional em Wall Street. Trabalhou em diversos bancos no Brasil e NY. Marcelo é formado em Economia pela UFRJ e possui MBA pela Universidade de Michigan (EUA).

 

Além disso, siga a FlowBTC nas redes sociais:

Leia também nossos artigos próprios e notícias com os temas mais atuais que cercam o mercado de criptomoedas.