Blockchain Público X Blockchain Privado

blockchain

A tecnologia blockchain tem tido sucesso como plataforma capaz de revolucionar diferentes setores e já é usada em diversos deles para otimizar processos e trazer melhorias. Porém há diferenças nas aplicações do sistema para cada setor e principalmente no uso de redes blockchains privadas e públicas.

Blockchain Público

Uma rede blockchain pública é totalmente aberta, quem quiser pode participar, enviar e receber transações de qualquer pessoa. Desde de que estejam conectados, qualquer pessoa pode usar uma blockchain pública.

Blockchains públicas são descentralizadas, a rede não possui uma entidade que a controle e suas regras são definidas pelo consenso dos participantes.

Uma blockchain pública pode ser auditada por qualquer pessoa, todos os nós têm o mesmo poder de transmissão e de recebimento.

As blockchains públicas são descentralizadas, totalmente distribuídas e transparentes.

Um ponto importante sobre blockchain públicas é que nelas o tempo e a energia necessária para processar as transações é maior que o necessário para blockchain privadas.

Exemplo de blockchain público: Bitcoin e Ethereum

Blockchain Privado

Em uma rede blockchain privada o acesso é particular. É uma rede permissionada, onde é necessário ter permissão para participar ou ler as informações da cadeia.

O convite para participar da rede precisa ser validado pelo iniciador da rede ou conjunto de regras. Como controle, os participantes existentes podem decidir quem serão os participantes futuros ou uma autoridade reguladora pode emitir licenças para a participação ou um consórcio pode tomar as decisões.

Uma ou várias entidades possuem o controle da rede, assim para realizar transações há uma dependência. Geralmente essa rede é composta por partes que se conhecem e já há uma relação de confiança.

Em uma blockchain privada, os dados da cadeia podem ser restritos a alguns participantes, pode ser necessário permissão para algumas pessoas acessarem esses dados.

É um rede centralizada, muito usada em corporações, já que empresas privadas não querem um sistema tão aberto e exposto a melhor opção é uma blockchain privada para estabelecer controle e manter a vantagem competitiva.

Exemplo de blockchain privado: Hyperledger

 

Blockchain

Blockchain Pública

Não é permissionada – Qualquer pessoa pode participar, realizar e ver transações sem a necessidade da autorização de ninguém.

Usa criptomoeda – Usa criptomoedas como unidade de valor e como incentivo econômico ao uso honesto da rede.

É descentralizada – A rede não possui uma entidade que a controle e suas regras são definidas pelo consenso dos participantes de forma descentralizada.

As mudanças são lentas – Por serem compostas por muitos membros que não se conhecem, para que uma mudança seja realizada é preciso do consenso da grande maioria. Sendo assim, a implementação de uma melhoria esperar bastante tempo.

Blockchain privada

Permissionada – Exige permissão de uma ou várias entidades responsáveis pela rede para participar e interagir.

Não necessita de criptomoeda – O uso de incentivo econômico é dispensável, pois já existe uma relação de confiança entre as partes participantes da rede.

É centralizada – A rede é controlada por uma ou mais entidades que definem as regras.

As mudanças são mais rápidas – Como são geralmente compostas por poucos membros que geralmente estão alinhados sobre mudanças, as implementações de melhorias são realizadas rapidamente.

QUER APRENDER MAIS SOBRE ESSE TIPO DE BLOCKCHAIN? Veja o vídeo abaixo e siga-nos no YouTube!

Quer ficar por dentro de notícias relevantes, análises de preço, promoções e muito mais? Acesse nosso Canal do Telegram t.me/corretoraflowbtc e ganhe até 100 reais de BÔNUS

Leia também:

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga a FlowBTC nas redes sociais: