Blockchain pode revolucionar o setor de Supply Chain?

supply chain blcokchain

Supply Chain

Supply Chain, ou Cadeia de Suprimentos, abrange os processos logísticos de um produto ou serviço, desde a matéria-prima até o produto final que chega no consumidor.

Além da loja onde se pode adquirir um produto, há uma cadeia de elementos interligados que faz esse produto chegar ao consumidor. Essa cadeia conectada é chamada de supply chain.

Uma supply chain engloba centenas de estágios e localizações, o que dificulta que clientes e compradores façam um rastreio de eventos e investigação de incidentes de forma confiável.

Grandes organizações e empresas tem muitos elementos na sua supply chain, assim é quase impossível acompanhar todos os registros.

Não é possível verificar e validar a origem dos serviços e produtos adquiridos e seus preços muitas vezes não estão alinhados com seu custo real de produção.

Qualquer informação distorcida, pode afetar a rotina e os resultados de um negócio.

A falta de transparência da supply chain não permite uma fácil investigação de eventos e atividades de ponta a ponta, o que contribui para que existam atividades ilícitas ao longo da cadeia.

Há vários exemplos de fraudes em indústrias e estas atividades acabam manchando a reputação das empresas envolvidas e trazendo diversos problemas.

Blockchain & Supply Chain

Blockchain pode ser muito útil para a indústria de supply chain. Entre as qualidades da tecnologia blockchain para as grandes indústrias está a transparência, o baixo custo, auditabilidade, confiabilidade e velocidade.

Os processos de supply chain são lentos e demandam uma confiabilidade mútua que nem sempre pode ser garantida.

Com a tecnologia blockchain além de mais rapidez, o sistema é aberto para todos os participantes, as partes não precisam trocar informações entre si.

A tecnologia blockchain pode auxiliar nos desafios de rastreabilidade, transparência e procedência da supply chain, aumentando sua eficiência, reduzindo custos e garantindo a segurança das transações.

Blockchain garante a verificação da origem das mercadorias, o rastreamento de todo o processo de fabricação, a autenticidade e etc.

Uma supply chain com gerenciamento baseado em blockchain tem a manutenção de registros e rastreamento mais fáceis.

A história do produto desde sua origem até o presente fica registrada no sistema, o que torna fácil detectar qualquer tipo de fraude na cadeia.

Todas as informações registradas na blockchain podem ser consultadas a qualquer momento por todos os envolvidos. O que contribui para otimizar a gestão da cadeia e impacta positivamente nas empresas.

Com dados interoperáveis, a blockchain facilita que as empresas compartilhem dados com fabricantes e fornecedores. Cada produto pode ser rastreado em tempo real, diminuindo as chances de extravio.

A tecnologia também pode melhorar o gerenciamento do inventário, reduzir atrasos de papeladas e identificar problemas rapidamente.

A cadeia de suprimentos precisa ser tão transparente quanto acessível, beneficiando tanto empresas quanto consumidores e a tecnologia blockchain pode proporcionar isso.

Junção Promissora

O recente relatório “Does Blockchain Hold the Key to a New Age of Supply Chain Transparency and Trust?” do Instituto de Pesquisa Capgemini, apontou uma previsão de que a tecnologia blockchain vai dominar o setor de supply chain até 2025.

A aplicação de blockchain em supply chain é uma das mais óbvias e úteis, portanto deve crescer progressivamente. 

O segredo do sucesso no sistema supply chain é manter as operações desenvolvidas, transparentes e de ponta a ponta.

Com todos os benefícios que blockchain pode agregar, as empresas do setor estão explorando essa nova tecnologia para otimizar a indústria.

Conforme blockchain for reconhecida como aliada para o sistema de supply chain, e empresas encontrarem maneiras viáveis de adotar a tecnologia em seus sistemas, haverá mudanças efetivas e um maior desempenho no futuro.

O casamento de blockchain com supply chain promete ser muito eficaz, a tecnologia tem grande potencial para ser uma solução definitiva para o futuro de gestão de cadeia de suprimentos. 

Quer ficar por dentro de notícias relevantes, análises de preço, promoções e muito mais? Acesse nosso Canal do Telegram t.me/corretoraflowbtc e ganhe até 100 reais de BÔNUS

Leia também:

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga a FlowBTC nas redes sociais: