Série Altcoins – NEM(XEM)

NEM XEM

NEM XEMEstá no top 15 em Market Cap do mercado de criptomoedas. Utiliza-se da tecnologia blockchain, possui aplicações privadas e públicas e utiliza o algoritmo PoI (proof-of-importance) para manter a ordem em que os blocos são selecionados na mineração.

Seu diferencial é o “Sistema de Ativo Inteligente”, uma espécie de blockchain customizável feita para sua aplicação. Ao invés do usuário ter que programar seu contrato inteligente, NEM fornece APIs compatíveis para acesso a implementações de blockchain seguras e testadas, funcionando com transações via smartphone, serviços na nuvem ou até registros de dados críticos do back-end de uma empresa. Fato que a torna concorrente natural da Ethereum e que levou ao apelido de Ethereum Japonesa.

Diferente do Bitcoin que utiliza o PoW (proof-of-work), onde os mineradores que possuem as melhores máquinas e, sendo assim, centralizam o poder de mineração e as recompensas por gerar o bloco, o sistema PoI procura beneficiar aqueles que possuem grandes balanços e também aqueles que mais fazem transações na rede, levando em conta  quanto eles transacionam e com quem são feitas essas transações.

Sendo assim o conceito PoI procura favorecer aqueles que mais ajudam na economia e, dessa forma, beneficiam a rede NEM. Cada usuário recebe um “trust score” e quanto maior sua pontuação, maior a sua recompensa. Esse sistema busca a melhor distribuição de riquezas, valorizando aqueles que mais utilizam a sua rede, além de possibilitar a mineração a partir de qualquer máquina. Portanto, é um sistema considerado ecológico pois evita o enorme consumo de energia e a necessidade de elevado poder computacional para compilar as transações.

Os blocos são fechados a cada minuto e a NEM também utiliza o algoritmo EigenTrust++, que cada nó julga a reputação dos outros nós para rejeitar possíveis agentes maldosos. Qualquer um com 10.000 XEM pode participar da criação de blocos e receber as taxas das transações baseado na sua reputação mencionada anteriormente.

Informações extraídas do nosso E-Book de criptomoedas. Baixe grátis aqui.

 

Um pensamento em “Série Altcoins – NEM(XEM)

Os comentários estão desativados.