Série Altcoins – DogeCoin(DOGE)

 

A DogeCoin(DOGE) foi criada em dezembro de 2013, com o propósito de ser uma “moeda piada”, inclusive, sua logo é inspirada no meme da internet chamado Doge, um cão da raça Shiba Inu. Em janeiro de 2014 já possuía um marketcap de US$70 milhões.

Seu criador, Jackson Palmer, a descreve como uma “moeda da internet, amigável e divertida” e seu principal propósito é o de distribuir “gorjetas” para remunerar pessoas que criam conteúdo na internet e projetos que a comunidade deseje incentivar. Por isso, é eficiente para micropagamentos e suas taxas não são relevantes. A Dogecoin se beneficiou do período em que a reputação do bitcoin estava em baixa por causa dos hacks e da associação com o Silkroad, mercado negro da deepweb.

Baseia-se no código da Luckycoin, que por sua vez é baseada na Litecoin, isto é, a Dogecoin usa criptografia Scrypt, sendo Proof-of-Work seu algoritmo de mineração e não pode ser efetivamente minerada através de ASICs (equipamento especializado para mineração de bitcoins), porém, seu tempo de bloco é de 1 minuto, diferente do Litecoin que é 2,5min. Sua comunidade de usuários e desenvolvedores é uma das maiores e em janeiro de 2018 a Doge chegou a atingir US$2 bilhões em valor de mercado.

Os pricipais projetos ajudados pela comunidade doge foram o de levar o time de bobsled da Jamaica para as Olimpíadas de Inverno de 2014 e a financiar um sistema de fornecimento de água potável para tribos africanas (Doge4Water), levando a moeda a ganhar mais espaço na mídia.

Ratificando esse propósito de ajudar projetos foi criada a Doge Foundation, organização sem fins lucrativos, criada por e para membros da comunidade Doge.

Informações extraídas do nosso E-Book de criptomoedas. Baixe grátis aqui.

 

 

Flowbtc DogeCoin