Série Altcoins – Ripple (XRP)

Ripple (XRP) FLowbtc

Ripple (XRP) FLowbtc

 

A Ripple(XRP) pertence ao seleto grupo de top 3 em Market Cap e é uma solução em blockchain privado para pagamentos globais. Tem como proposta aumentar a velocidade que as transações são realizadas globalmente e reduzir os custos de transação. Tem em seu portfólio de clientes, grandes instituições financeiras como UBS, Santander, Itaú, etc.

Cada transação necessita de 0,00001 XRP para ser realizada, que são destruídos e deixam de existir uma vez que são gastos. Se o usuário fizer muitas transações (milhares por minuto) essa taxa aumenta, como medida anti-spam.

Suporta 1500 transações por segundo (enquanto o ETH suporta 15 e o BTC 6) e pode escalar até o número de 50 mil, que é o que a VISA suporta atualmente.

Não é necessário possuir XRPs para utilizar-se da rede. Entretanto cada conta de ripple deve ter no mínimo 20 XRP para evitar spam. O XRP pode ser utilizado também como uma “bridge currency”, para facilitar transações entre duas moedas raramente trocadas. A Ripple teve uma valorização de 352 vezes no ano de 2017

É uma moeda cercada de bastante controvérsia, por não necessitar de mineradores (foi pré-minerada) e pelos organizadores terem uma porcentagem significativa das moedas (cerca de 55%).

Informações extraídas do nosso E-Book de criptomoedas. Baixe grátis aqui.

Pra reforçar: Neste vídeo, o pessoal da Tribo Bitcoin fala um pouco mais sobre a Bitcoin Cash: