Série Altcoins – Monero(XMR)

Monero(XMR), moeda em Esperanto, é um tipo de criptomoeda que garante o anonimato. Possui uma blockchain própria com um protocolo criado do zero, o CryptoNote (a maioria das altcoins se utilizam do protocolo do Bitcoin com implementações próprias). Ganhou mercado em 2016 graças à plataforma na deep web chamada Alpha Bay, devido ao seu caráter anônimo.

A privacidade de suas transações se dá em duas frentes:

  • Ring signatures- Assinaturas em anéis embaralham a chave pública do emissor. Esta chave é posta com outras 5 chaves, em que pelo menos uma é a verdadeira (as outras, fantasmas), em um anel, no qual cada chave remete à outras transações. Porém, como temos chaves fantasmas, o emissor se perde neste processo.
  • RingCT(Confidential Transactions) – Esconde o montante transacionado. Fraciona o montante transacionado em vários inputs, mixa ele com inputs falsos, e remonta no final da transação, preservando a identidade e o montante transacionado.

Isto torna a Monero Irrastreável, não se pode dizer a origem da transação, nem o montante transacionado, e não linkável: Endereços únicos são criados para cada transação que são linkáveis apenas para quem recebe os fundos. Isto é, se você tem o endereço público, não conseguirá ver o histórico de transação. Porque o endereço público foi criado apenas para aquela transação (one time address). E um endereço fantasma é gravado na blockchain de forma que apenas o remetente e o destinatário conseguem reconhecer os fundos de cada transação.

Sua mineração é feita por proof of work, projetado para CPUs comuns, não possue tamanho de bloco, como o bitcoin e sim tempo de bloco. Cada bloco dura 2 minutos, porém existe um algoritmo de penalidade de recompensa para evitar aumento excessivo do tamanho de bloco. O tamanho do bloco se dá então, pelo número de transações naquele bloco vezes a taxa por Byte de transação. Em 2022, é prevista uma inflação para a moeda de em torno de 1% e diminuirá progressivamente.

Informações extraídas do nosso E-Book de criptomoedas. Baixe grátis aqui.

Pra reforçar: Neste vídeo, o pessoal da Tribo Bitcoin fala um pouco mais sobre o Monero: