CBDC Brasiliera, Hacking do Twitter, Coinbase e Governo Americano

Banco Central do Brasil e a sua CBDC

Ordem e Progresso?

O Brasil começou a debater o uso de uma criptomoeda nacional em substituição ao real.  Não é de hoje que o tema é discutido pelo Banco Central, porém desta vez o tema será abordado na Cúpula do G20 em Outubro. A preocupação do G20 é como as nações deverão digitalizar a economia dos países formadores do bloco. As CBDC’s na China, está em pleno desenvolvimento e as fases de testes estão cada vez mais sendo finalizadas e partindo para aplicações práticas. O seu vizinho asiático, Japão, é outro que está com o desenvolvimento bem a frente dos outros membros do G20. Durante um evento ano passado, o Brasil reconheceu que é inevitável que uma moeda digital do banco central seja emitida em breve.  

CBDC do Banco da Inglaterra

O presidente do Banco da Inglaterra, fez afirmações a respeito de uma moeda digital do país. Uma das afirmações feita pelo presidente, é de que as moedas digitais trariam enormes implicações na natureza dos pagamentos e na sociedade. Porém, este é somente um estágio de consideração.O Banco da Inglaterra faz parte de um time de banco centrais que discutem a aplicação de uma moeda digital, entre eles o banco da Suíça e do Canadá. 

Análise de dados na Blockchain

Semana passada falamos sobre a possível abertura de capital da Coinbase na bolsa de valores de Nova York. E agora a empresa firmou uma parceria com o governo dos Estados Unidos. Segundo uma reportagem do “The Block”, o Serviço Secreto dos EUA contratou um software da Coinbase para analisar dados em blockchain. O recurso permite a rastreabilidade dos fluxos de criptoativos em inúmeros blockchains. O contrato é válido por 4 anos, e custou aos cofres americanos, quase 1 milhão de reais. O posicionamento da comunidade cripto foi contra o contrato do software.

O ataque de Hackers no Twitter 

Ataque a contas do Twitter foi destaque na semana

A manchete no New York Times declarou o ataque como cara-de-pau! Na última quarta-feira aconteceu uma ataque em contas do Twitter de grandes nomes nos EUA e na comunidade cripto. Entre eles, Jeff Bezos, Elon Musk, Bill Gates, Obama. Algumas contas da comunidade cripto também foram afetadas, como a conta da Ripple, CoinDesk, Binance. Claro que tudo foi um golpe, e não se sabe ao certo aonde ocorreu a falha de segurança. O twitter afirma que foi feito uma engenharia social para conseguir acessos internos. Foram “arrecadados” cerca de 615 mil reais com o ataque. 

Mas também existe o Hacker bonzinho – Good Hack x Bad Hack

Como vocês viram, o ataque do Twitter foi desastroso e esses golpes acabam interferindo a comunidade de uma maneira negativa. Mas também há casos de “ataques” bons. Foi o que fez um hacker brasileiro, conhecido por Laércio. Ele atacou uma empresa acusada de pirâmide que prometia retorno de 20%.Laércio hackeou informações e dados confidenciais da Empresa e seus líderes, ameaçando-os expor as informações na internet caso a Empresa não devolver os investimentos aplicados. Pena que não são todos que conseguem recuperar o seu dinheiro em negócios como este!

CriptoOne – Notícias em 1 minuto

 Cidade de El Salvador adota o Bitcoin como moeda oficial e salva a economia local. 

China irá testar o Yuan digital em plataforma de alimentos com mais de 435 milhões de usuários. 

  O governo sul-coreano pretende investir mais de 48 bilhões de dólares em blockchain e tecnologias da indústria 4.0 e se tornar o país líder nas novas tecnologias exponenciais. 

A administração de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos divulgou um projeto piloto para segurança alimentar utilizando a blockchain para superar desafios identificados.   

Quer receber em seu e-mail?

Assine nossa newsletter