Notícias de Blockchain e Criptomoedas

Semana 06/07 a 12/07

China e seu Yuan Digital 
Renminbi

Nós sabemos que a china saiu na frente em desenvolvimento das CBDC’s (moedas digitais desenvolvidas pelo Banco Central Chinês), porém ela competiria com o Bitcoin? Não! É o que afirmou um especialista durante a conferência Unitize que ocorreu esta semana. Ele afirma que a competição da moeda digital Chinesa seria entre ela e a hegemonia do Dólar. Ele ainda afirmou que há uma grande oportunidade para internacionalizar o Yuan Digital, visto que as tecnologias que o Dólar adotada são ultrapassadas. 

Aplicativo de transporte DiDi 

E já que estamos falando da moeda chinesa, a empresa de transportes e mobilidade, DiDi, afirmou que está em desenvolvimento com o Banco Popular da China para realizar pagamentos eletrônicos em moeda digital no seu App. O anúncio da empresa, afirma que o governo busca apoiar o desenvolvimento dos setores da economia real com serviços financeiros inovadores. Se o teste for bem-sucedido, a plataforma irá se tornar um dos primeiros usuários corporativos de uma moeda virtual criada por um governo.

Blockchain, leilão e COVID-19

É díficil não falar do tema Covid, e tudo o que ocorre em torno dela. Mas temos notícias boas também! Uma campanha, em forma de leilão, busca ajudar e arrecadar fundos para aqueles que mais precisam nesse momento. Chamada de “Olé no Corona”, a campanha reúne itens de vários jogadores, entre ele Pelé e Zico. O leilão online, conta com certificados de autenticidade e a segurança da tecnologia Blockchain, “a mais importante para a segurança e rastreabilidade de transações na internet”, afirmam os idealizadores. 

Corretoras e Open Banking

Com a expectativa da adoção do open banking no Brasil, corretoras e fintechs firmam parcerias para se antecipar à inovação. Nas últimas semanas, a XP anunciou a aquisição da Fliper, que consolida as carteiras dos clientes em uma só plataforma. E segunda-feira, a corretora de investimentos, Genial, firmou uma parceria com a plataforma e App Gorila. O open banking fornece mais inovações, concorrência e dinamismo ao mercado e isso pode influenciar a adoção das criptomoedas entre a população.

Campos Neto, fala sobre o PIX 

A grande novidade do sistema financeiro brasileiro em 2020 é o PIX. Tecnologia que visa trazer uma comunicação ágil entre os sistemas, com pagamentos instântaneos. E segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o PIX culminará com uma moeda digital Brasileira, sendo que o PIX é um dos pilares fundamentais para que isso ocorra. 

Coinbase prepara IPO

A Coinbase hoje, é uma das maiores exchanges dos Estados Unidos, com aproximadamente 35 milhões de usuários. E segundo a Reuters, a empresa iniciou planos para ser listada no mercado de ações do EUA, que pode acontecer ainda este ano. Se tudo ocorrer como o planejado, será a primeira vez que uma exchange de criptos será listada nos mercados tradicionais. Hoje o valor de mercado da Coinbase está próximo de US$ 8bi.

CriptoOne – As curtinhas da semana

 Executivo da Ripple, afirma que o XRP é totalmente ecológico, diferente do Bitcoin e do Ethereum, pois todo o seu suprimento foi criado sem mineração. 

Governo do Irã obriga todos os mineradores de Bitcoin do país a fazer cadastro e seguir regras governamentais. O Irã é o 5º maior minerador do mundo. 

  Um desafio no TikTok fez a Dogecoin inflar e virar uma das moedas mais valorizadas da semana e um dos assuntos mais comentados no Twitter, mesmo com o seu valor de 2 centavos. 

Segundo especialista em segurança, o financiamento descentralizado tem o potencial de mudar nosso ecossistema financeiro, mas a segurança continua sendo um grande desafio.

Autoridade da Venezuela apreendem mais de 300 máquinas de mineração de Bitcoin. 

Quer receber em seu e-mail?

Assine nossa newsletter