Você sabe o que é um Fork? Tudo sobre forks em Blockchains

Os operadores do mercado de criptomoedas estão sempre atentos a uma possível divisão da cadeia de uma criptomoeda, o famigerado Fork.

Mas o que é exatamente um fork e quais são suas causas e efeitos?

Um fork pode acontecer por diversas razões, mas geralmente é resultado de uma divergência entre os participantes da rede (normalmente os desenvolvedores e os mineradores). Outra razão comum para o acontecimento de um fork é a implementação de novos recursos.

Em um fork acontece quando a comunidade decide que não vai seguir mais as regras do protocolo antigo, eles mudam as regras e fazem um novo blockchain. O blockchain se divide em duas cadeias compatíveis ou não e as duas são executadas simultaneamente.

Um Fork é uma atualização de software ou de protocolo, que pode tanto ser compatível com a versão anterior como pode não ser. Quando esse update é compatível é chamada de Soft Fork e quando ela não é compatível é chamada de Hard Fork.

Hard Fork

Hard Fork acontece quando há uma mudança radical no blockchain que requer que todos os nós ou usuários atualizem para o novo software para continuar participando e validando novas transações. Pois ela não possui compatibilidade com a versão anterior.

Um hard fork resulta em uma divergência permanente da blockchain, o que torna a versão anterior inválida. Essa bifurcação na blockchain, gera a criação de duas cadeias, a nova com as novas regras e a antiga, com o protocolo anterior à atualização.

Os nós que continuam executando a versão antiga do software terão as novas transações como inválidas. Então, para continuar a minerar blocos válidos, todos os nós da rede precisam atualizar para as novas regras e mudar para a nova cadeia.

Pode ocorrer um impasse, quando parte da comunidade pretende seguir as regras antigas de qualquer forma. Assim o importante é que os dados e o conjunto de regras da cadeia antiga ainda tenham valor, justificado pela vontade de parte dos mineradores e dos desenvolvedores de ainda quererem apoiá-la.

Assim, é possível existir dois blockchains usando uma variação do software, e geralmente cada uma delas usa uma moeda diferente. Como aconteceu com a Ethereum e a Ethereum Classic, e com o Bitcoin e o Bitcoin Cash.

hard fork

Hard forks podem ser contenciosos ou planejados.

Hard Fork Contencioso

Um Hard Fork contencioso acontece quando há um desacordo dentro da comunidade, resultando em uma parte dos participantes criando uma nova cadeia. O caso da Ethereum/Ethereum Classic e o caso do Bitcoin/Bitcoin Cash, foram hark forks contenciosos.

No primeiro caso, a maioria da comunidade acreditava que era necessário um hard fork para recuperar os fundos que foram perdidos no hack DAO, enquanto uma minoria permaneceu na ideia que o blockchain é imutável, sendo assim houve a bifurcação e cada parte seguiu o caminho que acreditava.

No caso do Bitcoin Cash, uma parte acreditava que o escalonamento da rede Bitcoin deveria ser feito aumentando o tamanho do bloco para que as taxas ficassem mais baratas e mais transações fossem concluídas ao mesmo tempo. O lado oposto achava que isso traria implicações de segurança e aumentaria a centralização, já que os nós em execução se tornariam mais caros. Sendo assim a cadeia se dividiu em duas e cada um seguiu um caminho.

Hard Fork Planejado

Um hard fork planejado é uma atualização de protocolo que já estava no roteiro do projeto desde o início, como uma atualização para aprimorar os recursos da blockchain. Assim toda a comunidade, liderada pelos principais desenvolvedores, seguiria para a nova cadeia.

Assim, a antiga cadeia deixa de existir e vale lembrar que esse tipo de fork não acarreta na criação de uma nova moeda.

Um exemplo seria o que aconteceu recentemente com a Ethereum em Constantinople, onde houve uma atualização consensual e todos atualizaram para a nova cadeia.

Em um hard fork planejado, há um consenso dos participantes da rede. E todos atualizam voluntariamente seus softwares para a nova versão da cadeia.

Soft Fork

Assim como um hard fork, um soft fork também é uma atualização de software. Porém diferente do hard fork, essa atualização é compatível com versões anteriores. Isso significa que os participantes que não atualizaram para o novo software ainda poderão participar da validação e verificação das transações.

Em um soft fork as mudanças são de consenso de toda a comunidade. Aqui os usuários podem continuar executando os nós antigos, que receberão blocos criados por novos nós que vão atuar de acordo com as novas regras implementadas pela versão atualizada.

Esse tipo de fork requer que apenas a maioria dos mineradores atualize o protocolo para apoiar as novas regras, ao contrário de um hard fork que requer que quase todos os nós atualizem e concordem com a nova versão. 

soft fork

Quer ficar por dentro de notícias relevantes, análises de preço, promoções e muito mais? Acesse nosso Canal do Telegram t.me/corretoraflowbtc e ganhe até 100 reais de BÔNUS

Leia também:

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga a FlowBTC nas redes sociais: